Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cantiga da Ribeirinha.

Coimbra vista do rio Mondego.
***************

Século XII - A mais antiga poesia portuguesa. (1189).

***************
No mundo no me sei parelha
mentre me for como me vay
ca ja moiro por vos - e ay!
mia senhor branca e vermelha.
Queredes que vos retraya
quando vus eu vi en saya!
Mao dia me levantei,
que vos enton non vi fea"
***************
E, mia senhor, des aquel di' ay!
me foi a mi muyn mal,
e vos, filha de don Paay
Moniz, e ben vus semelha
d'aver eu por vos guarvaya,
pois eu, mia senhor, d'alfaya
nunca de vos ouve nem ei
valia d'ua correa.

***************
Cancioneiro da Ajuda. Edição de Dona Carolina de Michaëlis, vol I, 1904, pg 82.
(Apud J. P. Ribeiro - Dissertações cronológicas e críticas - Vol I - documento 6).

***************






Nenhum comentário:

Postar um comentário