Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 26 de junho de 2010

Curiosidades da Mitologia greco-romana IV.

Deuses da Mitologia.

Rômulo e Remo sendo amamentados por uma loba. Ao se tornarem adultos, Rômulo mataria o irmão e fundaria a cidade de Roma, que levou seu nome.

Pégaso - Cavalo alado, filho de Netuno e da Medusa. Nasceu do sangue desta, quando Perseu lhe cortou a cabeça. Pégaso auxiliou alguns heróis gregos em sua trajetória na terra. Após isso, foi à morada dos deuses, sendo transformado em constelação.
***************
Parnaso - Montanha considerada a morada de Apolo e das musas. Ali músicos e poetas buscavam inspiração. Deu origem à expressão Parnasianismo na literatura, forma poética que privilegia o apuro da forma e a métrica perfeita. Olavo Bilac é o nosso maior poeta parnasiano.
***************
Partenon - templo da acrópole de Atenas. Suas ruínas são sempre a primeira visita, quando se chega à cidade.
***************
Partunda - divindade romana que presidia os partos.
***************
Pecúnia - deusa do dinheiro, venerada pelos romanos.
***************
Pico - rei dos laurentinos, povo ao sul do Lácio. Ao participar de uma caçada, foi visto pela feiticeira Circe, que dele se enamorou. Como Pico a rejeitasse ela, irada, o transformou em pica-pau. Entre os romanos, este pássaro era tido como detentor do poder de prever a chuva. Passou a ser uma divindade agreste, que protegia os campos e as colheitas.
*****************
Pluto - Filho de Ceres, deusa das riquezas. Figurava no cortejo de sua mãe, sob a forma de um jovem que transportava uma cornucópia. Júpiter o privou da vista, a fim de que, ao dispensar seus bens, favorecesse indistintamente ricos e pobres. Hoje a expressão plutocracia significa a dominação e influência da classe rica.
***************
Pomona - deusa romana que velava sobre os frutos. Daí a expressão pomar, ou pomos. Tinha um bosque sagrado no caminho de Roma.
***************
Príapo - Filho de Baco e Vênus. Graças a malefícios de Juno, nasceu com um pênis descomunal. Sua mãe, temendo ser ridicularizada, abandonou-o nas montanhas. Os pastores o criaram. Protetor dos jardins e dos pomares, era o deus da virilidade. Foi assimilado a algumas divindades agrestes, sobretudo a Pã. É representado com chifres e orelhas de bode. Dele advém a expressão priapismo, que significa ereção persistente do órgão sexual masculino. Priapo pode significar pênis ou falo.
***************
Réia Silva - Filha de Númitor, rei da Alba Longa, na península itálica. Devia ser vestal (sacerdotisa virgem) mas, seduzida por Marte, deu à luz os gêmeos Rômulo e Remo.
***************
Rômulo- Fundador de Roma. Quando nasceu com o irmão Remo, o tio Amúlio mandou que fossem jogados ao Tibre. O rio, porém, os expeliu para as margens, sendo eles criados por uma loba, que os amamentou. Com o irmão fundou uma cidade às margens do Tibre. Quando foram demarcá-la, desentenderam-se e Rômulo matou Remo. Rômulo preocupou-se em povoar a cidade que criara. Chamou até bandidos e assaltantes, pois faltavam cidadãos. Como houvesse poucas mulheres, raptou as sabinas, de um povo vizinho. Rômulo reinou sobre a cidade, criou o Senado e a primeira legião, dividindo os cidadãos em patrícios e plebeus. Era o início de Roma, que foi a cidade sede do grande império onde o sol não se punha. Foi chamado pai da pátria. Quando passava suas tropas em revista, uma tempestade o arrebatou e ele se tornou deus.
***************
Salus - divindade romana que personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar. Foi identificada com a deusa grega Hígia. Daí as expressões saúde, salutar, higidez, hígido.
***************
Sono - Filho da Noite e irmão gêmeo da Morte. Habitava os infernos, onde possuía um palácio onde todos dormiam. Tinha forma alada e percorria a terra para adormecer os mortais.
***************
Tântalo - Filho de Zeus e de uma ninfa. Roubou néctar e ambrosia dos deuses no Olimpo para oferecê-lo às suas concubinas. Revelou aos homens muitas conversas dos imortais. Finalmente matou o próprio filho e o serviu aos deuses num banquete. Foi precipitado no infernos e condenado a padecer fome e sede eternas, pois a água lhe fugia dos lábios e os frutos lhe escorregavam das mãos. Dele se originou a expressão "suplício de Tântalo", quando é muito grande o sofrimento de uma pessoa.
***************
Tártaro - lugar dos infernos em que eram supliciados os criminosos.
***************
Terra - nome latino de Gaia. Surgiu do Caos. Seu princípio masculino engendrou o Céu, as Montanhas e o Mar. É representada como uma mulher gigantesca, de formas pronunciadas e seios grandes.
***************
Ulisses - Nome latino de Odisseum, rei de Ítaca. Participou da guerra de Tróia. Levou dez anos para voltar à sua ilha onde a esposa Penélope o esperava, pois a feiticeira Circe por ele se apaixonou e tudo fez para que ele não retornasse. Teve que passar no local habitado pelas sereias e mandou-se prender ao mastro do navio, para evitar o canto mavioso e mortífero delas.

Ao chegar à ilha, vestiu-se de mendigo, pois nobres pretendiam desposar sua esposa, julgando-o morto. Ela, porém, manteve-se fiel. Ulisses deu-se a conhecer e matou os pretendentes com suas flechas, auxiliado pelo filho Telêmaco. Foi morto por Telégono, o filho que teve com Circe. Sua epopéia é narrada por Homero no livro Odisséia.
***************
Uterina - divindade romana invocada nos partos. Daí advém a expressão útero.
***************
Via Láctea - caminho de leite. Estrada que conduzia ao palácio de Júpiter. Quando Juno amamentava o pequeno Hércules, este a feriu, pois já era incrivelmente forte. A deusa repeliu o bebê e o leite que escorreu formou a Via Láctea.
***************
Zéfiro - era o deus do vento, colérico, que provocava tempestades. Apaixonou-se por Flora, que o recusou por ser violento. Para agradá-la, transformou-se numa doce brisa e a desposou. É representado por um jovem com asas de borboleta.
**************
Deuses gregos e correspondentes romanos:
(Deuses romanos entre parênteses).
Cronos (Saturno) - Pai de Zeus (Tempo).
Cibele - Mãe de Zeus.
Zeus (Júpiter) - Deus dos deuses.
Hera (Juno) - esposa e irmã de Zeus.
Héstia (Véstia) - deusa dos lares.
Demeter (Ceres) - deusa da vegetação.
Hades (Plutão) - deus das profundezas.
Posseidon (Netuno) - deus dos mares.
Afrodite (Vênus) - deusa do amor.
Hermes (Mercúrio) - deus do comércio.
Hefestos (Vulcano) - deus do fogo.
Ares (Marte) - deus da guerra.
Artemis (Diana) - deusa da caça.
Atena (Minerva) - deusa guerreira.
Baco (Dionísio) - deus do vinho.
Eros (Cupido) - deus do amor.
Perséfone (Prosérpina) - deusa dos mortos.
Hebe - deusa da juventude.


***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário