Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 25 de julho de 2010

As sete maravilhas do mundo antigo.

1 - As pirâmides do Egito.
O faraó Queops, por volta de 2700 AC , ordenou que lhe fosse feito um túmulo que obscurecesse o sol. Assim, com milhares de escravos, foram feitas as pirâmides. A segunda pelo faraó Quefren e a terceira pelo faraó Miquerinos (Estive dentro desta última quando de minha viagem ao Egito em 1995. Ambiente soturno, quente e aterrador, com duas câmaras mortuárias). Os escravos que sobreviveram foram mortos para que ninguém tivesse acesso às galerias das pirâmides. Os trabalhadores tinham poucas ferramentas para auxiliar. Cunhas de madeira eram colocadas entre as pedras e depois de molhadas rachavam-nas. A pirâmide de Queops tem 147 metros de altura. Enormes jangadas transportavam os blocos de pedras pelo rio Nilo. Em terra, troncos roliços de árvores faziam as pedras deslizarem ate o local, com a força de escravos e cordas. É a única maravilha do mundo antigo que ainda existe, com a enorme esfinge como guardiã.
********************
2 - Templo de Diana em Éfeso.
Éfeso fica na atual Turquia. Os subterrâneos do templo possuíam riquezas incalculáveis, guardadas por sacerdotes da deusa. 127 colunas jônicas envolviam a sala de Diana. Belos afrescos eram admirados no interior do templo. O teto era triangular, todo trabalhado em mármore e ouro. No ano 200 AC o templo foi destruído pelos godos, povo bárbaro do norte da Europa.
******************
3 - Túmulo de Mausolo, em Halicarnasso.
Nesta cidade da Ásia menor, foi erguido um túmulo fabuloso pela rainha Artemísia, para seu marido, o rei Mausolo, que falecera. Ela não suportou a falta do esposo e morreu dois anos depois. O mesmo túmulo lhe serviu de morada. O mausoléu timha 38 metros de altura e durou dezoito séculos, sendo destruído no ano 1100. Sobre colunas de mármore pousava uma pirâmide com 34 degraus. No alto, as estátuas do rei e da rainha em tamanho natural, numa quadriga de cavalos. De Mausolo deriva o vocábulo mausoléu, que significa um túmulo de construção luxuosa.
******************
4 - O colosso de Rodes.
Esta imensa estátua de um homem grego com um arco na mão esquerda e uma tocha de fogo na direita se erguia na entrada do porto da cidade de Rodes. Foi feito em 380 AC com mais de trezentas toneladas de bronze. No seu interior havia uma escada que conduzia até a tocha, que era acesa para orientar os navegantes. O colosso não durou muito. Sessenta anos depois um terremoto o levou para o fundo do mar. Mercadores tiraram todo o bronze das águas e o venderam.
******************
5 - O farol de Alexandria.
Foi construído em 270 AC na ilha de Faro, de frente para a cidade de Alexandria, no Egito.Era uma torre enorme que servia de orientação aos navios. A base era retangular e maciça. Acima, repartições octogonais continham as salas dos guardas. No alto, a câmara de fogo. Possuía colunas de mármore e um imenso espelho de metal que refletia a claridade do fogo, para evitar que o farol fosse confundido com as estrelas. No século XII um califa árabe, suspeitando que nos subterrâneos do farol existissem tesouros, ordenou a sua demolição.
***************
6 - A estátua de Júpiter Tonante, em Olímpia.
Feita pelo artista grego Fídias, tinha 20 metros de altura. Seu corpo e a imagem da deusa Vitória, que ele segurava na mão direita, eram de marfim. Na outra mão segurava o cetro de deus de toda a terra. As vestes eram feitas de ouro. Diz a lenda que Fídias, ao terminar a obra, a 400 AC, caiu de joelhos aos pés da estátua e pediu um sinal de aprovação. Do céu desceu um raio fulgurante que caiu aos pés do artista. Júpiter estava satisfeito.
******************
7 - Os jardins suspensos da Babilônia.
Babilônia era uma bela cidade e seu rei se chamava Nabucodonosor. Ao casar, desejou dar de presente à esposa um jardim encantado, com milhares de plantas e flores. Terraços de pedra eram sustentados por amplos arcos. Vistos de baixo, pareciam escadarias transbordantes de flores. Sob os arcos existiam salas floridas onde os soberanos descansavam. Foi feito um sistema de irrigação que não permitia que a água faltasse. terminando num belíssimo chafariz. Hoje, somente poucas ruinas atestam a beleza dos jardins.
Fonte: Enciclopédia Trópico.
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário