Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pílulas XIX. AÇORES, terra de nossos ancestrais.

Ilha do Pico - Nela fica a montanha mais alta de Portugal, com 2.351 m.
*******************
Diz a lenda que naquela terra se localizou a Atlântida, continente perdido. Da erupção dos vulcões no Oceano Atlântico resultaram nove ilhas que formam o Arquipélago dos Açores, região ultramarina autônoma de Portugal.
Ilha do Corvo, ilha das Flores, ilha Graciosa, ilha de São Jorge, ilha do Pico, ilha Terceira, ilha de Santa Maria, ilha do Faial e de São Miguel. Destas duas últimas vieram para Santa Catarina, há cerca de duzentos e cinquenta anos, uma leva de açorianos para povoar e colonizar o litoral catarinense. Deles herdamos costumes, crenças, hábitos, lendas e tantas e variadas manifestações culturais. Aqui prestamos nossa homenagem à bela região de ilhas engastadas no Atlântico, quais jóias preciosas de uma tiara portuguesa.
********************
Lema dos Açores: Antes morrer livres que em paz sujeitos.
********************
Bandeira da Região Autônoma dos Açores, parte integrante da terra-mãe Portugal.
********************
Cidade de Angra do Heroísmo. Aqui fica a sede da diocese dos Açores. A região tem cerca de 250.000 habitantes e elevado índice de desenvolvimento humano. Sua moeda é o euro.
********************
Lagoa das Furnas na ilha de São Miguel.
********************
Lagoa do Caldeirão na ilha do Corvo. Toda a região tem origem vulcânica e pode ser afetada por terremotos.
********************
A primeira missa no Brasil - Aquarela do grande pintor catarinense Víctor Meireles de Lima, nascido em Desterro (Florianópolis) em 18 de Agosto de 1832 e falecido no Rio de Janeiro a 22 de fevereiro de 1903.
********************
Outra aquarela do grande pintor - A morte de São João Batista.
********************
Paisagem do distrito de Enseada de Brito, distante 30 quilômetros de Florianópolis. Um pedacinho dos Açores aqui revivido.
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário