Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 8 de agosto de 2010

Pílulas XVIII. Cícero.

Marcus Tulius Cicerus foi um tribuno romano que viveu na época da República (106AC-43AC). Filósofo, orador, escritor, cônsul e senador foi, depois de sua morte, cognominado o "pai da pátria romana". Ficaram famosos os seus quatro discursos contra Catilina (as catilinárias), outro tribuno que conspirava contra a República. A sua primeira oração no Senado teve um exórdio famoso, ensinado nas aulas de Latim:
"Quosque tandem abutere, Catilina, nostra patientia? (Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?). Observe-se que o Latim é bem parecido com a nossa Língua, pois foi, como já estudamos em artigo passado, a sua expressão vulgar que originou o nosso belo, desconhecido e maltratado idioma.
Para dístico do meu blog resolvi citar trecho de seu primeiro discurso. Estou fazendo esta referência porque diversas pessoas me pediram para traduzir.
O tempora! O mores! Ubinam gentium sumus? In qua urbi vivimus? Quam republicam habemus?Podemos versar assim:
Oh, tempos!... Oh, costumes!... Que tipo de gente somos?... Em que cidade (país) vivemos?... Que tipo de República temos?... Podem meus leitores constatar que tais verberações continuam atualíssimas. Podem ser muito bem empregadas, por exemplo, na nossa Marmelândia de uma República imperial, em que o Executivo manda e desmanda e os outros dois poderes se curvam. Mas... deixemos pra lá e voltemos a Cícero.
Ele conseguiu expulsar Catilina de Roma, mas ganhou muitos inimigos. Fez oposição a Marco Antônio, que foi mais feliz que Catilina e mandou matá-lo. Teve a cabeça e as mãos cortadas e expostas. Prenunciava-se o fim da República romana e o advento da era dos Césares.
********************

Ai, que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida... dizia o poeta. Aqui já não infante, mas um adolescente de quinze anos. Tempos bons!... Minha tia Vandinha me protege.
********************
Blumenau e o rio Itajaí-açu em tempo de chuva.
*******************


Casa da cultura açoriana do distrito de Enseada de Brito, pertencente ao município de Palhoça. Um lugarejo de tradições e modo de vida trazidos dos Açores. Fiquei muito feliz ao constatar que fui acessado naquela terra de meus ancestrais maternos. Gostaria de visitá-la, pois me orgulho de minha origem portuguesa.
********************
Hoje comemoramos o dia dos Pais. Fazendo uma respeitosa referência a meu saudoso pai Simeão da Rosa Menezes e a meu saudoso sogro João Santigo Amaral, homenageio com sentimento a todos os pais que me acessam.
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário