Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pílulas XXII - Editorial da Bandeiranrtes.

Na voz de Joelmir Betting.
********************
Como se não bastassem as agressões às liberdades democráticas embutidas no programa de Direitos Humanos, que provocaram indignação no país, vem agora uma nova escaramuça autoritária patrocinada pelo governo Lula. Desta vez o disfarce é uma política nacional de cultura, mas o objetivo claro é intimidar, controlar, amordaçar o direito de expressão. Mais um projeto insano gerado no coração deste governo, de onde tem saído uma hostilidade marcadamente ideológica aos alicerces de uma sociedade aberta. Desde o mais elementar sentido de propriedade no campo ou na cidade até a fundamental liberdade de expressão. As bisonhas atitudes do presidente Lula, ora dizendo que não leu o que assinou, ora desconversando e fazendo piadas com coisa séria, são atitudes que desrespeitam a sociedade, um abuso flagrante de sua invejável popularidade. Presidente, não se brinca com a Constituição de um país. Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
********************
Parabéns, Band. A Globo não teria esta coragem! Isso não impede que o Lulla eleja até um mico no seu lugar. O bolsa-família já se encarregou disso. Mas creio que o país está inerte e não indignado. Somente os petistas e "movimentos sociais" têm a exclusividade da indignação em Marmelândia, embora muitas vezes o façam com violência.
Está tudo dominado, Joelmir. Lulla faz o que quer porque pode tudo! Ideologia? O que esperar de um imbecil que suja os muros brancos deste país com sandices como "Viva Chavez", já que não pode pixar "Fora..."?
Cultura nesta terra? Ela só existe em uníssono com as tetas públicas. Ou você não vê os filmes mixórdia que têm saído nas telas de cinema? São todos custeados com dinheiro público. Se até um Sarney está na ABL, o que esperar da cultura? Chico Buarque, Emir Sader, Marilena Chauí?...
Você se refere a atitudes bisonhas do Lulla? É como dizer "subir pra cima".
Mas mesmo assim meus parabéns!
********************
O analfabetismo aumentou no reinado Lulla. Por sinal, a única forma de dar "universidade para todos" é baixar de maneira significativa a qualidade delas. E isso foi feito sistematicamente. A obrigação de qualquer governo é dar ensino fundamental e médio de boa qualidade, até porque milhares desejam, através das escolas técnicas, já começar uma profissão. Nem todos querem ou podem se dar ao luxo de cursar uma universidade no alvorecer da juventude. Somente um filhinho de papai pode ser financiado até quase os trinta para fazer determinados cursos. Eu entrei com dezessete na Polícia, por exemplo, porque era pobre e deveria trabalhar. Nunca vi entrar rico na polícia, mesmo para os cursos de oficiais.
********************
Se beber não dirija... nem governe... (dizem na internet que esta frase é do Joelmir)
********************
É mais fácil comprar um livro que lê-lo. É mais fácil ler um livro que compreendê-lo.
William Osler.
********************


Pavilhão Tenente Fernando Raulino no Centro de Ensino da Polícia Militar no bairro da Trindade - Florianópolis. Aqui, no longínquo mês de Março de 1967, há quarenta e três anos, eu começava os estudos de cadete em busca do oficialato.
********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário