Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pílulas Culturais VII: Herão e a clepsidra.

Herão, grande físico grego de 200 AC, possuía uma clepsidra-cronômetro para contar as batidas do pulso, e em todos os tribunais gregos o tempo permitido para o réu defender-se era medido com uma clepsidra.
*************************
Otelo, o mouro de Veneza, foi uma das grande óperas de Giuseppe Verdi. Otelo amava Desdêmona. Casa com ela e, depois do casamento, parte com ela para Chipre. Iago, que fora preterido por Cássio num posto militar, nutria forte rancor por Otelo. Ele lança a dúvida no coração do mouro, sugerindo que Cássio e Desdêmona são amantes. Iago furta da mulher um lenço, que Otelo lhe dera como penhor de sua paixão, e o coloca entre os pertences de Cássio. Otelo, ao ver o lenço com o outro e julgando-se traído, mata Desdêmona por ciúmes. Rigoletto, Il trovatore, Nabuco, Força do destino, Aída e La Traviata são outras óperas do genial autor italiano.
*************************
No sítio de Cabangu nasceu Alberto Santos Dumont, em 1873. O município de Minas Gerais em que ele veio ao mundo se chamava Palmira e hoje é denominado Santos Dumont. Na gravura o velho solar de Cabangu, doado por ele à nação em seu testamento. Ele esteve ali pela última vez em 1924. Faleceu em 1932.
*************************
O Rio de Janeiro e uma bela imagem do início da década de sessenta no século passado. O Cristo Redentor abençoa a cidade de configuração geográfica simplesmente exuberante.
"Em compensação do que ainda não lhe deram os homens, possui ela o muito que lhe deu a natureza, a sua magnífica baía, as montanhas e as colinas que a cercam, e o seu céu de esplêndido azul". (Machado de Assis).
Estácio de Sá, em 1565, desembarcou no Rio de Janeiro, onde atualmente fica a fortaleza de São João. A denominação Rio já era anterior. Os mais antigos viajantes julgaram que no lugar havia um grande rio que desembocava na entrada da baía, e como a data era janeiro, denominaram aquela terra dessa forma. O nome São Sebastião, dizem alguns autores ter sido dado para homenagear o santo; outros julgam que o nome foi uma homenagem a El rei Dom Sebastião. Ficamos com as duas hipóteses. E, para terminar, o Rio de Janeiro continua lindo.
*************************
Dante Alighieri iniciou sua "Comédia" em 1307. Bocaccio a chamou "Divina". É uma viagem ao Inferno, Purgatório e Paraíso, em busca de sua amada Beatriz, falecida tão cedo. Ele segue com o poeta Virgílio pelo Inferno e Purgatório. Na porta do céu o poeta o deixa, pois lá não pode entrar por ser pagão. Na gravura Dante, na ante-câmara do paraíso, ao beber água num cristalino riacho, vê a bela Matelda, que morrera prematuramente.
No céu ele encontra Beatriz.
*************************

Moisés foi criado no Egito, mas teve que fugir após matar um guarda que chicoteava um hebreu ferido e idoso. Veio, então, a saber que também era um hebreu que fora criado pela irmã do faraó. Viveu até os quarenta anos na tenda de um pastor, casando-se com a filha dele. Certo dia, ao apascentar seu rebanho próximo ao monte Horeb, viu uma sarça que ardia sem se consumir. Era o Senhor Deus dos hebreus que determinava voltasse ele ao Egito para livrar seu povo do cativeiro. Ao perguntar Moisés de quem era aquela voz, Deus lhe disse: "Eu sou o que sou".
**********************

Nestes rochedos, entre as ásperas e pedregosas montanhas da Síria, viveu Hasson Ibn Sabah, o velho da montanha, chefe da feroz seita dos assassinos. Estes, a fim de fazerem jus ao paraíso de Alah, por ordem de Hasson, cometiam os mais degradantes crimes. A expressão "assassino" tem origem árabe. *************************

Giuseppe Verdi (1813-1901) foi o maestro de uma nova Itália que ressurgia. Ao apresentar sua ópera "Aída" em Paris, recebeu formidável ovação após a execução da Marcha Triunfal. Foi compositor e maestro, recebendo em vida o reconhecimento pela sua obra imortal. ************************* Ibn Sina, cujo nome ocidental é Avicena, foi um célebre filósofo e médico persa da Idade Média (980-1037). Era conhecedor de Astronomia, Quimica, Geologia, Lógica, Paleontologia e outras ciências. Os árabes foram os continuadores do legado de Avicena no mundo oriental.
*************************
Enciclopédia Trópico Ilustrada, Tomo II.
****************************************









Nenhum comentário:

Postar um comentário