Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Minibiografias: Cabral e Vasco da Gama.

09. PEDRO ÁLVARES CABRAL. - Navegador e fidalgo português (1460-1526), a quem o rei Dom Manuel confiou a chefia de uma expedição às Índias Orientais, já visitadas por Vasco da Gama. Com uma frota de 13 navios tripulados por 1500 homens, saiu de Lisboa a 9 de março de 1500 e, ao afastar-se da costa africana para evitar as calmarias, descobriu o Brasil no dia 22 de Abril de 1500. Certos autores afirmam que Cabral partira com a secreta missão de tomar posse da "Terra de Santa Cruz" que, segundo a mesma versão, já era conhecida e figurava em mapas de anos anteriores. Depois de dar notícia da descoberta ao rei, por intermédio de uma nau que mandara de volta, Cabral prosseguiu viagem. Visitou Moçambique e finalmente chegou às Índias com metade dos seus barcos, pois os outros se haviam perdido durante uma tempestade. Nas Índias fundou duas feitorias, estabelecendo assim, em nome de Portugal,  relações comerciais com aquela terra.  Os numerosos serviços prestados à Coroa pelo grande navegador não foram devidamente recompensados, vindo ele a falecer no esquecimento. Deve-se ao historiador brasileiro Varnhagen a descoberta da singela sepultura de Álvares Cabral, na capela do Senhor da Vida, em Santarém.
**************************************** 
10 - VASCO DA GAMA. Navegador português (1469-1524). Lutou nas campanhas da África nos reinados de Dom Afonso V e Dom João II. Dom Manuel lhe deu o comando de uma frota que deveria procurar o caminho das Índias. Partiu Vasco da Gama em 1497 e, tendo tocado em Moçambique e Mombaça, a 24 de maio do ano seguinte ancorava em Calicut, onde mercadores mouros lhe prepararam uma emboscada da qual logrou escapar. A 29 de agosto de 1498 iniciou a viagem de retorno, durante a qual venceu oito naves de Calicut e abafou uma revolta a bordo. Em março de 1499 passou novamente pelo cabo da Boa Esperança e só chegou a Lisboa em setembro.  Em 1502 recebeu o título de Almirante do mar da Índia. Neste mesmo anos foi novamente às Índias, onde atacou Calicut em represália ao tratamento recebido pelo portugueses em sua viagem anterior. De volta a Lisboa recebeu o título de Conde da Vidigueira.  Em 1524 fez sua terceira viagem às Índias, que era governada por Dom Duarte de Menezes. Este fidalgo desagradara ao rei em sua administração e estava sendo substituído pelo navegador. Vasco partiu com o título de Vice-rei e logo de início fez grandes reformas políticas.  Prendeu Dom Duarte e outros fidalgos, remetendo-os para Lisboa por ordem real.
Morreu em Cochim, na noite de 24 para 25 de dezembro de 1924. Verdadeiro fundador do poderio colonial de Portugal, teve suas façanhas cantadas por Camões nos Lusíadas.
****************************************
Clube de Regatas Vasco da Gama é o nome de um tradicional clube de futebol no Rio de Janeiro, mantido por portugueses e seus descendentes, como também por brasileiros, sendo seu presidente o grande jogador Roberto Dinamite, o maior jogador da história do clube.
(Em tempo: sou torcedor do Flamengo, mas isso não me impede de homenagear o clube da colina.).
****************************************  
Crepúsculo em Florianópolis, Santa Catarina. Foto da prima Margareth de Blumenau.
****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário