Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pílulas Culturais 13: Os vulcões.

O plácido e alvo Fuji-Yama, a montanha sagrada do Japão, é um vulcão extinto.
****************************************
Os vulcões são montanhas inquietas que expelem fogo e lava do centro da terra. Podem provocar catástrofes. Hoje isso dificilmente ocorre, pois o homem já tem como se prevenir com sofisticados aparelhos, da sua incômoda presença.
****************************************
A explosão do vulcão Krakatoa vista de uma embarcação, durante a qual ficou semi-desaparecida a ilha homônima, em 1873. A catástrofe virou filme em Hollywood. A ilha ficava entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia.
****************************************

A erupção do Vesúvio no ano 70 da era cristã. Acompanhada de violentos tremores, sepultou, em poucos dias, Pompéia, Herculano e Stábia. Nas escavações entre as ruínas dessas cidades romanas, foram encontrados os despojos de muitos habitantes, petrificados, surpreendidos pela morte quando tentavam fugir.
****************************************
Em maio de 1902, durante uma terrível erupção do vulcão Pelée, nas Antilhas, uma nuvem de fogo projetou-se sobre a cidade de Saint Pierre. 40.000 pessoas ficaram carbonizadas em menos de um minuto.
****************************************
São cerca de trezentos os vulcões em atividade no mundo. Os extintos são incalculáveis. Muitos formaram tranquilos lagos. O maior vulcão europeu em atividade é o Etna, na Itália, com seu cume coberto de neve a três mil metros do nível do mar. Representam os vulcões a potência cega da natureza que durante milênios deixou o homem inerme.
****************************************
Meu caríssimo tio Didica, manezinho da ilha nascido em 05 de maio de 1934 na Costeira do Pirajubaé, em Floripa, um dos irmãos de minha mãe, e desde 1970 residente na cidade de Mafra, no norte de Santa Catarina, faleceu no dia 12 de fevereiro último, sábado. Complicações no pulmão, mais uma meningite viral que o prostrou de vez. Extinguiu-se o meu tio Ido Rodrigues aos pouquinhos, e ao morrer pesava 40 quilos. Os Rodrigues sempre foram pequeninos. Será sepultado naquela cidade, ao lado da primeira esposa Sara, que falecera  em 1993 com 55 anos, com problemas cardíacos. Seu primogênito, Ido Rodrigues Filho, falecera em 2003 com 47 anos, vitimado por câncer.
Deixa os filhos, já casados: Fernando, Alberto, Raquel, Itamar e Fábio, bem como netos. Sua segunda esposa é Maria Roseli da Rocha, com 51 anos. Meu tio era comissário aposentado. Trabalhou por muito tempo na área da Segurança Pública em Santa Catarina. Na foto, tirada em 2005, ele aparece ao lado de seu ponto preferido na casa, a sua lareira, pois em Mafra faz muito frio no inverno. 
Que estejam bem ao lado de Deus, meu tio, tia Sara e Idinho. A 10 de agosto do ano que passou postei um artigo sobre o Didica, com duas histórias interessantes de sua vida.
 ****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário