Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Revolução Farroupilha.

(glusa.org) REVOLUÇÃO FARROUPILHA (1838 - 1845).
**************************************
Corre o ano de 1838. No Rio Grande do Sul, província (depois Estado) da ponta sul do Brasil Império, os estancieiros pagam impostos pelo charque que produzem. Só que o mesmo produto que vem do exterior, Argentina e Uruguai, é taxado por igual. Isso gera insatisfação, pois há que competir com gringos na própria terra. Para as outras províncias até que era bom, pois a situação fazia baratear o charque no país. Mas... e os produtores gaúchos?...
Desde 1780, com a primeira Charqueada, o charque passou a ser um produto primordial para a economia da região. Os gaúchos utilizavam mão-de-obra escrava, com baixa produtividade. Os platinos utilizavam trabalhadores especializados. Produziam mais e melhor, com menor custo.  Era, pois, impossível aos estancieiros gaúchos competir.
**************************************** 
(Bento Gonçalves - Triunfo 1788 - Pedras Brancas 1847).
***************************************
Em 1835 a Coroa brasileira cria as assembleias provinciais  em cada Estado. Os gaúchos veem na democrática medida uma maior possibilidade para fazer valer seus anseios. Protestam contra as taxações, mas o presidente da província do Rio Grande,  Fernandes Braga,  manda dissolver a tiros a incipiente revolta. O Rio Grande do Sul estava dividido. De um lado os moderados: portugueses, militares e proprietários apoiavam o Imperador.
Alguns poucos proprietários e o povão queriam mesmo é se libertar da Coroa. Vocês já viram como é gaúcho. Sempre insatisfeito!... Estes revoltosos foram chamados farrapos ou farroupilhas, denominação pejorativa que sugeria pobreza. Mas representavam na verdade os interesses dos grandes estancieiros, prejudicados pelos impostos e importação de produtos,  carne principalmente, dos países do sul.
***************************************
Bento Manoel Ribeiro (Sorocaba 1783 -  Porto Alegre 1855).
**************************************
Em 20 de setembro de 1835 os farroupilhas deixam o debate e  mostram as armas.  No outro dia Bento Gonçalves, líder gaúcho e comandante da Guarda Nacional, toma Porto Alegre.  Fernandes Braga foge e Bento assume.
No comando das armas Bento Gonçalves coloca outro Bento: Bento Manoel Ribeiro.
A Coroa, preocupada, resolve interferir. Diogo Feijó, o regente, nomeia José de Araújo Ribeiro presidente da província riograndense. Bento Ribeiro se submete, mas Bento Gonçalves não, pois é de têmpera mais rija. Este segue à cidade de Pelotas e a toma. O Comandante local, Marques de Souza, é aprisionado. No entanto, consegue fugir e, unido às tropas legalistas, recupera Porto Alegre. Para isso foi decisivo a apoio de Bento Ribeiro, agora do outro lado e legalista.
Os farrapos cedem terreno e finalmente os dois Bentos se defrontam às margens do rio Jacuí.  Depois de três dias de lutas terríveis, Bento Gonçalves se entrega. É levado para o Rio de Janeiro e dali para um forte na Bahia.
***************************************   
Davi Canabarro (Taquari 1796 - Santana do Livramento 1847)
(projetovip.net)
**************************************
Mas a luta ainda não terminara.  O coronel Antônio Neto, que operava na fronteira do Jaguarão, após vencer uma batalha, proclama a República do Rio Grande, separada do Brasil.  Os farrapos dispersos se juntam às tropas de Antônio Neto perto de Pelotas. Mesmo encarcerado, Bento Gonçalves é proclamado o primeiro presidente da nova república.
Em 1837 a Regência nomeia outro presidente para a província separatista: Antenor Ferreira de Brito.  Bento Ribeiro tem sérias divergências com ele e resolve retornar aos revoltosos, embora recebido com certa reserva. Em 1838 os farrapos já conseguem dominar grande parte do território gaúcho.  Tanto que tentam ajudar os catarinenses na instalação da República Juliana, na cidade de Laguna. A separação teve existência efêmera ( três meses). Os catarinas viram que no Rio Grande podia dar e resolveram imitar. Não deu!... 
Davi Canabarro, um comandante revoltoso gaúcho, e Giuseppe Garibaldi, aventureiro italiano, se encarregaram de comandar o assalto a Laguna. Não demora para as tropas legalistas retomarem a cidade praiana. Garibaldi, em Santa Catarina, ainda teve tempo de se enamorar de Anita Garibaldi, que o seguiu no Rio Grande e na Europa. Seria chamada depois Heroína dos dois mundos.  
Em 1840 a Regência oferece anistia geral aos farrapos, em homenagem à maioridade antecipada de Dom Pedro II, que tinha 15 anos e se tornou o imperador. Os farrapos, gaúchos como ninguém, desprezam a oferta.
**************************************
(caxias-online) Duque de Caxias (1803 - 1888).
**************************************
Em 1843 chega ao Rio Grande o novo presidente provincial nomeado. Ninguém menos que o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, na época Barão de Caxias. Seria depois duque, hoje reverenciado como o patrono do valoroso Exército Brasileiro. Consta que Bento Gonçalves, apesar de foragido da prisão da Bahia, teria se encontrado e conversado com o marechal.
Seguem os dois lados para o Rio de Janeiro a fim de negociar a paz. Os esforços dos farrapos se mostravam inúteis, e a derrota seria fatal, com derramamento de sangue.  Canabarro, do lado riograndense, e Caxias pelo Império, fazem saber aos brasileiros que a luta estava terminada. Era o primeiro dia de Março de 1845. O Rio Grande se reencorporaria ao Brasil, a vida dos gaúchos seria respeitada,  o governo central pagaria a dívida pública dos farrapos e os gaúchos liberais poderiam indicar o novo  presidente da província.
**************************************  
Giuseppe Garibaldi (Nice 1807 - Caprera, Itália, 1882).
**************************************
Como fecho final, gaudérios, o interessante é que o imposto de 25% sobre o charque, que começara toda aquela peleia, ficou mantido no mesmo percentual de antes. Mas bah, tchê!.... Terminava e passava para a história a mais longa luta genuinamente brasileira.
**************************************
A respeito da República Juliana os senhores podem acessar um artigo postado em
21 de Agosto de 2010.
**************************************
Fonte de pesquisa: Enciclopédia Conhecer,
Tomo 10 - Abril Cultural.
**************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário