Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Valsas vienenses (minibiografias).

 Sissi, a imperatriz da Áustria, um filme que marcou minha infância, na interpretação magistral de Romy Schneider. Falem o que quiserem das monarquias, mas continuo, como em criança, as achando lindas e românticas.  As Repúblicas sempre estiveram mais para Maquiavel e Bram Stoker.
***********************************
Minibiografias: Strauss Filho e Chopin.
***********************************
18 - JOHAN STRAUSS FILHO.

(Imagem: Wikipédia).
Compositor austríaco (1825-1899) Após a morte do Pai Johan Strauss, grande compositor, assumiu a chefia da orquestra que este fundara e executou com ela grandes excursões pelas principais cidades europeias. Desde 1863 dedicou-se exclusivamente à composição, tornando-se o mestre máximo da chamada Valsa Vienense. A riqueza melódica de suas composições, a variedade e riqueza rítmicas, a pureza de espírito e a sutileza de orquestração asseguraram-lhe um lugar de honra na música-arte. É o intérprete clássico da amabilidade e bom humor do caráter vienense. Muitas de suas obras, 496 ao todo, ainda gozam de grande popularidade, especialmente na Europa. Entre as principais destacam-se: Cagliostro, Prinz Matusalém, polka Champagne, Uma noite em Veneza. Suas valsas mais populares: Rosas do sul, Danúbio Azul,  Sangue Vienense, Valsa do Imperador, Contos dos bosques de Viena, Vida de artista, Vozes da primavera, O morcego, Vinho, mulheres e canção. 
Seus irmãos Josef (1827-1870), cego, e Eduard (1835-1916), bem como seu filho Johan,  também se salientaram em numerosas canções para dança.
**************************************
O que indicar da obra de Strauss? As valsas são todas belíssimas. Mas existe uma polka de que gosto muito, cantada pelos Meninos Cantores de Viena: Tritsch-tratsch polka. Esta expressão, numa tradução imperfeita, significaria fofoca, que era o nome do cãozinho da esposa de Strauss. Este, ao ver o animalzinho fazer piruetas com um novelo, teve a ideia de compor a polka, que é uma delícia. Recomendo.
***********************************
19 - FREDERIC FRANÇOIS CHOPIN.
Compositor nascido nas proximidades de Varsóvia (1810-1849), de pais franco-poloneses.   Passou a maior parte de sua vida na França, onde privou com Heine, Liszt, Berlioz, Balzac, Musset e Dumas. Aos nove anos dava concertos de piano. Era ainda muito jovem quando se viu aclamado como pianista consumado, por plateias como as de Dresden, Praga, Munich, Viena e Paris. Sua fama, porém, repousa principalmente em suas composições para piano. Entre elas sobressaem 3 sonatas, 4 baladas, 2 concertos, 19 noturnos, 27 estudos e 24 prelúdios. Suas polonaises e mazurcas são largamente conhecidas. Há em sua música uma nota de melancolia característica do povo de sua pátria polonesa. Pôs em relevo estas tendências profundamente românticas.  Sua criação  essencialmente musical não deixou de ser influenciada pela literatura.  Sua ligação amorosa com a romancista George Sand (Amantine Lucille Aurora Dupin) deu motivo a biografias romanceadas, peças de teatro, romances e ensaios.
**************************************
Senhores leitores, recomendo-lhes o famoso Noturno em Mi Bemol, a composição mais conhecida de Chopin, que serviu para embelezar filmes e novelas. O Estudo em Mi maior é de uma beleza doce e romântica.
**************************************
(Imagem: Wikipedia). Chopin aos 25 anos em 1835, tela de Maria Wodzinski.
************************************
Pesquisa: Enciclopédia Ilustrada de 1943.
************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário