Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ciro, rei dos persas.

Segundo o historiador grego Xenofonte, Ciro foi levado pela mãe Mandane, aos doze anos, para a corte do seu avô Astíages, a fim de ser educado na arte da guerra.
******************************************
Ciro foi o fundador do primeiro Império Persa, filho de Cambises e de Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Nascido por volta de 600 a.C., era belo de rosto e corpo, generoso, austero e amante da disciplina. Era mestre na arte militar. Sucedeu ao pai em 558 a.C. Venceu o reino da Média, do avô, e a Lídia, do rei Creso, reino de muitas riquezas. Costumava ser generoso para com os vencidos, não os trucidando como era o costume. Ciro elegeu PASÁRGADA como a capital do seu império. Enriqueceu-a com palácios e edifícios. Teve três filhos: Cambises, Roxana e Bardia. Conquistou a Síria e a Palestina, chegando muito próximo da Babilônia, cujo rei era Naboned.
Ciro conquistou a Babilônia e foi tolerante com os vencidos. Permitiu que os judeus lá cativos retornassem para a sua terra e reconstruíssem o templo. Morreu aos 70 anos.
******************************************
Sucedendo ao pai Cambises, Ciro começou com suas conquistas. Sua primeira guerra de vulto foi feita contra o avô Astíages, em Pasárgada. Os soldados inimigos se renderam e entregaram o rei a Ciro.
**********************************
Na expedição contra a Lídia, Ciro cometeu um erro militar e foi surpreendido por Creso. Percorreu mortificado os acampamentos consolando os feridos. Creso se retirou para seu reino temendo as tropas de Ciro, que tinham perdido uma batalha, mas não a guerra. Isso deu o tempo de que os persas precisavam para se refazer.
******************************
Ciro mantinha o comando sobre os seus homens, reunindo-se com eles e ouvindo os seus reclamos. Passou a ser um governante querido pelo seus soldados.
********************************************
Nos acampamentos militares, Ciro não se permitia o luxo dos reis. Dormia como todos os seus soldados, em cama rústica.
**************************************
Creso, rei da Lídia, depois da vitória sobre os persas, retirou-se e permaneceu na defensiva. A avalanche persa não demorou a se lançar sobre ele.
*****************************************
Creso, ao saber que o avanço inimigo era irremediável, erigiu uma pira no seu palácio para ali imolar-se. Ciro chegou a tempo de dissuadi-lo. Com o tempo, Creso se tornou conselheiro do rei persa, embora tivesse perdido seu reino.
*************************
Ciro conquistou a Síria e a Palestina. Continuando, chegou às portas da Babilônia, que não poderia lhe fazer frente. Os babilônios resolveram não lutar e esperar que Ciro fosse clemente. Porém, numa noite, Cambises, filho de Ciro, com mais um general persa, invadiu o palácio e matou Baltasar, o filho de Nabonid.
******************************
O incidente não impediu que Ciro tomasse a Babilônia. Roxana entrou na cidade em seu cavalo branco, à frente da guarda real de seu pai, ante a admiração dos vencidos.
*******************************
Ciro já estava com sessenta anos e sempre disposto para o combate. Mesmo assim levou alguns anos tentando render o povo cita denominado Masságetas, governado pela rainha Tamiris. Ciro, ainda cheio de vigor, em combate feroz, mata o filho da rainha.
****************************************
Tamiris, enlouquecida pela dor da perda do filho, consegue com sua tropa de guerreiros surpreender Ciro às margens do mar Cáspio. O rei, ignorando ter caído numa armadilha, lutou com bravura, mas caiu morto em combate. O primeiro império persa estava agora sem seu maior condutor.
***********************************************
Ciro morreu aos setenta anos, depois de reinar trinta. O império persa não seria o mesmo sem ele. mas manteria seu apogeu por muito tempo, sendo uma ameaça constante para os gregos.
************************
Fonte: Enciclopédia Trópico,
Tomo VII, documentário 357.
************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário