Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 17 de abril de 2011

O rei Sol.

Imagem:Wikipedia
***************
Luís XIV de França e Navarra, denominado o rei Sol. Nascido em 1638, reinou de 1651, quando terminou o período de regência da mãe, até 1715, quando faleceu. Marido de Maria Teresa de Espanha. Na verdade, de 1651 a 1661 o cardeal Mazarino foi realmente quem deu as cartas na França.
***********************************
O Duque de Saint Simon, implacável cronista da época, não fazia um retrato favorável de Luís XIV e sua corte no fim do século XVII e início do XVIII. Tido como grande soberano, comandante temido na Europa, hábil político venerado por seus súditos, para Saint Simon o rei nada mais era que um egoísta, orgulhoso, ridículo, inculto e medíocre. Richelieu e Mazarino, os cardeais chanceleres, tinham preparado para Luís XIV um reino sólido, sem insídias e rebeliões.
O rei teve sorte de encontrar em Colbert um hábil ministro de finanças. Burguesia e indústria tiveram incremento no país. Porém na política externa foi diferente. As aventuras bélicas do rei fracassaram. Os franceses acumulavam derrotas para outros reinos europeus. A França teve que firmar paz com Holanda e Inglaterra em condições desvantajosas em 1678. Em 1697 novamente os ingleses obrigavan os franceses a uma rendição quase humilhante (Ryswyk). Na área externa o rei sol não brilhava. Porém, no ócio dos nobres em Versailhes, o brilho se revelava intenso. A corte e seus parques imensos, cortesãos, atores e músicos, servos, tudo era mais esplendoroso em Paris, embora o povo, de uma forma geral, vivesse uma vida miserável. Todo esse luxo e fausto iriam desembocar uns cem anos depois na sangrenta revolução francesa, onde a guilhotina foi usada sem parcimônia. Luís XV viveu de 1710 a 1774 e o infeliz Luís XVI reinou de 1774 a 1791, sendo guilhotinado em 1793. Chegava ao fim a dinastia dos Bourbon.
*************************************
***************************
Sob o reinado autoritário de Luís XIV, o alto feudalismo da França, todo absorvido pelos interesses da Coroa, reuniu-se em Versailhes, onde se conduzia uma vida esplendidamente ociosa, rica sobretudo de intrigas e mexericos. Aqui vemos o rei e a corte, no parque do Paço.
**************************

Depois do jantar, o rei costumava recolher-se para trabalhar com um ou dois ministros, nos aposentos de Madame Maintenon, que também tinha grande influência sobre todas as decisões de Luís XIV. 
******************************
O Senhor de Lauzun, a quem o rei negara um favor, fez-lhe uma cena e quebrou a espada, declarando que não mais desejava servi-lo. O rei, então, abriu a janela e atirou fora a sua bengala, para não se ver obrigado, disse, a espancar um fidalgo. Este incidente foi transmitido pelo cronista Saint Simon.
*****************************
Morte de Luís XIV, da dinastia de Bourbon, quadragésimo sexto rei da França. Tinha 77 anos. Estava plenamente lúcido, depois de ter visto sucumbir às doenças e veneno (sobretudo o veneno), a maior parte dos seus descendentes. O veneno era uma prática sorrateira nas cortes francesas. Muitos problemas foram resolvidos assim.
************************************
Fonte: Enciclopédia Trópico,
Tomo VII, documentário 348.
************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário