Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 7 de maio de 2011

Música erudita em pílulas V.

Uma pequena música noturna (allegro). Talvez a mais bela e conhecida música do grande compositor Wolfang Amadeus Mozart (Salzburgo 1756- Viena 1791). Mozart, aos 31 anos, interrompeu a ópera Dom Giovanni por tempo suficiente para compor esta pequena joia, a última e mais famosa das suas serenatas. A música foi originalmente escrita para dois violinos, viola, violoncelo e baixo, mas hoje é executada por conjuntos de cordas bem maiores. A música tem característica jovial e melodiosa.  Sua graciosa perfeição faz lembrar o tão citado dito de Rossini: - Beethoven é o maior dos compositores; mas Mozart é o único!...
********************************* 
Tema da Sinfonia Pastoral - Ludwig van Beethoven (Bonn 1770 - Viena 1827). Esta música se liga a uma ideia poética ou literária definida.  Beethoven não deixa dúvidas de que quer compartilhar conosco o prazer que extrai da natureza, seu amor pelos ambientes naturais. Seu dom singular era a capacidade de traduzir sentimentos intensos e uma paixão sincera em torrentes de música gloriosa.  Foi o mais humano dos compositores.
**********************************
Pesquisa: Seleções do Reader's Digest.
Gravuras: Wikipédia.
**********************************

Um comentário:

  1. Oi Tio Beto,

    Neste último final de semana estive em Praga, capital da República Tcheca, e estive no teatro onde Mozart, em 1787, estreou "Dom Giovanni". Assisti a ópera no sábado neste mesmo teatro. Mozart gostava muito da cidade de Praga, e se os Tchecos lhe oferecessem mais dinheiro que os Austríacos, tenho certeza que ele fixaria residência por lá. Outra celebridade da cidade é o escritor Franz Kafka, famoso pelo seu estilo controverso para época e pelos romances "A Metamorfose" e "O Processo".
    Fica a dica de visitar esta cidade maravilhosa que parece ter parado no tempo e onde a cerveja é mais barata que água!
    Parabens pela qualidade do BLOG.
    Um forte abraço
    Guilherme R

    ResponderExcluir