Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pílulas culturais 23: As cruzadas (curiosidades).

Entre os religiosos que pregavam as Cruzadas, para libertar a Terra Santa do domínio islâmico, distinguiu-se, pelo seu excepcional fervor, Pedro de Amiens, chamado o Eremita. Ele próprio conduziu os primeiros cruzados até Constantinopla, onde foram desbaratados pelos turcos.
*******************************
Sob o choque de catapultas e de aríetes cruzados, finalmente tombaram as muralhas de Jerusalém. Através das brechas, irromperam os soldados de Godofredo de Bulhon, em vão combatidos pelos muçulmanos. Cumprida sua promessa, os chefes cristãos ofereceram a Godofredo a coroa de Jerusalém, mas ele recusou, aceitando unicamente o título de "Defensor do Santo Sepulcro".
************************** 
Frederico Barbaroxa que, com os reis da França e da Inglaterra comandou a Terceira Cruzada, pereceu durante a travessia do rio Selef, na Cicília, cujas águas haviam engrossado com fortes chuvas. Ali começou o esfacelamento desta cruzada, pois tais fatos normalmente eram relacionados com algum augúrio ruim.
************************
Saladino, poderoso sultão, admirado pela sua sabedoria, reconquistou Jerusalém capturando o rei Guido de Lusignano. Aqui vemos o sultão tratando com Ricardo Coração de Leão, monarca inglês que, apesar de seu prodigioso valor, não bastou para assegurar a vitória das armas cristãs.
******************************
Derrotado e feito prisioneiro pelos muçulmanos em Mansura, o rei Luís IX da França teve que pagar pela sua liberdade, um enorme resgate: um milhão de bizantes de ouro.  Assim terminou a sétima cruzada.
******************************
Enciclopédia Trópico, volume III.
Documentário 139.
******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário