Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



domingo, 19 de junho de 2011

Pílulas culturais 26: A conquista do Pólo Norte (parte 2).

A conquista da Passagem noroeste coube, em  1878, a um navio sueco, o Vega, comandado pelo explorador Nordenskjold. Fazia parte de sua expedição também o italiano Giacomo Bove, oficial de bordo.
*************************
Durante uma infortunada exploração polar, o navio "Jeannette" ficou comprimido entre blocos de gelo, que lhe causaram o naufrágio.  Depois disso, o norueguês Fridtjof Nansen, em 1893, parte para uma experiência: sobre o navio "Fram", deixa-se aprisionar pelo gelo e arrastar pela corrente marinha, que tal como ele supusera, carrega-o para bem perto do Pólo Norte. Abandonando o navio, tenta alcançar o Pólo com alguns trenós. Não consegue e retorna.
***********************
Ao voltar com os trenós, em 7 de Agosto de 1896, Jansen encontra a expedição britânica comandada por Jackson e Harmsworth, que precedia em oito dias a chegada do Fram.
********************
Em 1899 o italiano Luiz Amedeo, duque de Abruzzos, em companhia de Humberto Cagni, superou, com o navio "Stella Polare", as marcas anteriores e esteve mais próximo do Pólo. Não conseguiram o êxito final, afirmando que para além não havia mais nada além de gelo.
***************************
A glória de atingir o Pólo Norte pela primeira vez coube ao norte-americano Robert Edwin Peary. Ele partiu do ponto chamado Terra de Grant com  23 homens, 133 cães e 19 trenós. Em 6 de abril de 1909 o homem conseguia, finalmente, chegar ao centro do Pólo Norte.
**********************
Em 1926 o explorador Road Engelbert Amundsen sobrevoou o Pólo Norte no dirigível Norge, após tentar inutilmente a proeza dois anos antes em dois hidroaviões. Acompanhou-o nessa expedição o coronel aviador italiano Humberto Nóbile. 
***************************
Em 1828 Humberto Nóbile tenta sozinho chegar ao Pólo em seu dirigível Itália. Depois de três voos de exploração, consegue atingir o Pólo. Mas, ao regressar, uma tempestade avaria o balão e este cai sobre geleiras. Alguns exploradores morrem. O comandante, mais alguns sobreviventes, conseguem ser socorridos e regressam à pátria italiana.
*************************** 
O Pólo Norte foi finalmente conquistado somente no início do século vinte. Muitos exploradores deram suas vidas por este desejo e estão até hoje sepultos no gelo.
*****************************
Enciclopédia Trópico Volume III.
Documentário 164.
***************************** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário