Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 9 de julho de 2011

Pílulas Culturais 32: O tabaco.

Antes da descoberta da América, o tabaco não era conhecido na Europa. Quando Colombo desembarcou em San Salvador, alguns indígenas puseram-lhe aos pés longas folhas de cor verde-escura, que emanavam forte aroma.
****************************
Durante a exploração da Guanabara, os franceses de Villegaignon viram, no interior do país, indígenas que tinham na boca rolos de folhas secas acesas, aspirando-lhes avidamente a fumaça.
***************************
Um frade carmelita francês, em 1519, ao voltar de uma viagem no novo continente, ofereceu ao seu rei sementes de tabaco, ilustrando o uso e a cultura da erva. O rei, não lhes conhecendo o uso, deixou-as mofar.
****************************
O embaixador francês Jean Nicot, ao visitar o horto botânico em Lisboa, viu uma planta com flores belíssimas. Era o tabaco. Ele levou algumas sementes, que plantou no jardim da embaixada. Do nome deste diplomata o grande naturalista Linneu tirou o nome nicotina, substância da erva.
****************************************
Lá pelos fins do século XVIII, nos salões elegantes, também as damas gostavam de tomar sua pitadinha de rapé, que lhes ofereciam em preciosas tabaqueiras.
******************************************
Foi um fidalgo inglês, sir Walter Raleigh, quem introduziu o tabaco na corte. Enquanto fumava em casa um rudimentar charuto, seu servo, apavorado ao ver a fumaça sair-lhe da boca, atirou-lhe cerveja na cabeça.
************************
Na Turquia e na Pérsia (hoje Irã) usava-se o naguilê. Nesta espécie de cachimbo a fumaça atravessa um reservatório de água perfumada, antes de entrar por um canudo, por onde é aspirada.
**********************
O charuto, no século XIX, tornou-se quase uma tradição. Raramente se iniciava uma importante reunião de homens de negócios sem a troca de um bom charuto.
***************************
Com o difundir do cigarro, pouco a pouco também as mulheres passaram a fumar, provocando, no início, verdadeiros escândalos. Na América do Norte as damas que fumavam em público eram presas. Obviamente, o que estava em jogo não era o fato de o cigarro fazer mal á saude.
******************************
Enciclopédia Trópico volume III.
Documentário 131.
******************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário