Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 13 de agosto de 2011

BUDA.

Sidharta, chamado Buda Gautama, nasceu na Índia em 567 AC. Transformou-se num belo jovem filho do chefe de um pequeno reino. Ele transcorreu a mocidade em meio a festas, ignorando o sofrimento.
Aos 29 anos, tendo visto em um parque um velho, um enfermo e um morto, e ao constatar que tais sofrimentos eram comuns a todos os homens, resolveu tornar-se peregrino e mendigo.
Na mesma noite, Gautama abandonou secretamente a corte. Antes de sair, porém, lançou um último olhar à jovem esposa que dormia, tendo ao lado o filhinho nascido há pouco.
Envergando trajes de asceta, retirou-se com mais cinco companheiros para a margem de um rio, praticando o jejum e permanecendo mergulhado em profundas meditações.
Transcorridos seis anos, Buda resolveu modificar algo em sua vida e passou a aceitar alimentos melhores de uma camponesa.
Tendo atingido o estado de beatitude, ele foi até Benares procurar os cinco companheiros que o haviam abandonado e fez-lhes, sobre uma pedra numa montanha, um longo sermão para convencê-los a segui-lo.
Buda já era conhecido em toda a região e havia conquistado muitos prosélitos. Sete anos depois ele regressava à corte de seus pais para rever a todos, acompanhado de dois seguidores budistas.
Toda a família, a esposa à frente, foram até ele para convencê-lo a instituir uma ordem budista para mulheres,
Depois de 45 anos de pregação, secundado por fiéis seguidores, que espalharam sua visão de mundo em quase todo o Oriente, ele morreu em uma noite em que de repente surgiu um colchão de flores entre arbustos, para lhe abrigar o corpo. Seria Buda, o iluminado.
Numerosas são as estátuas de Buda no Oriente, onde o Budismo é praticado. Sua memória ainda não morreu no Tibet, apesar dos esforços da China comunista. Continua a ser venerado na Índia, no Japão e nos países limítrofes. As estátuas normalmente o apresentam em atitude contemplativa. Os monges budistas procuram seguir as suas máximas. Buda não é um deus, e sim um ser iluminado que passou pela terra e ensinou uma filosofia de bondade, tolerância, amor ao próximo, não violência e meditação.
****************************************
Pesquisa: Enciclopédia Trópico - Volume IV.
****************************************

Um comentário:

  1. Eu tinha a coleção Enciclopédia Trópico. Perdi no meio da mudança. Saudades dela...

    ResponderExcluir