Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Grandes Compositores.

Johannes Brahms
Compositor e pianista alemão nascido em Hamburgo (1833-1897). Considerado um os maiores compositores modernos de sua pátria. Começou sua carreira aos 20 anos como pianista acompanhador do violinista Remènyi. Um encontro com Schumann fez com que Brahms decidisse começar a compor. Estabeleceu-se em Viena em 1875, onde escreveu músicas de todos os gêneros, exceto a ópera. Entre suas obras destacam-se a Primeira e a Quarta Sinfonias e sua maior peça coral, o Requiem Alemão. Muito elogiado por Lizt e por Schumann, só foi realmente apreciado após sua morte.
Sugestão para ouvir:
- Lullaby - canção de ninar famosa.
- Dança Húngara nº 5, que Chaplin utilizou em um dos seus filmes.
- Où va la jeunesse.
- Waltz in a flat. 

Claude Debussy
Compositor francês nascido em Saint Germain-en-Laye, em 1862 e falecido em Paris em 1918. Foi o fundador da chamada escola impressionista, relacionada com o movimento literário análogo dirigido por Baudelaire, Verlaine, Mallarmé e outros, que constituiu uma reação contra as fortes emoções apresentadas pelos poetas românticos. Antes sugerindo que expressando, Debussy procura o efeito por meio de uma voluptuosidade fina e delicada. Sua obra é uma reação contra os clássicos e os românticos da música. Sua obra: Arabesque, La mer, noturnos, Em branco e negro, Suíte Bergamascque. Óperas: Pelléas, Mélisande e O martírio de São Sebastião.
Sugestão para ouvir:
- Clair de lune (terceira peça da suíte Bergamascque).
- Reverie.

Clement Leo Delibes
Compositor francês (1836-1891). Ocupou o cargo de contra-mestre da Grande Ópera de Paris e o de professor do conservatório de música da mesma cidade, conquistando os mais altos prêmios musicais da França. Muito contribuiu para o aperfeiçoamento e embelezamento dos balés.
Compôs os balés: La source, Copélia, Sylvia (a ninfa de Diana), além de diversas composições orfeônicas. Óperas: Jean de Nivelle (1880) e Kassya (1893). Opereta: La muchacha escocesa.
Sugestão para ouvir: Copella (ou Copélia).

Georges Bizet
Compositor francês (1838-1875). Sua primeira ópera La pretresse, foi encenada pela primeira vez em 1854. Seguiram-se Le docteur miracle e Os pescadores de pérolas. Mas seu maior sucesso foi a ópera Carmen, estreada em 1875, e cujo libreto está calcado num conto de Prosper Merimée. Compôs ainda três sinfonias, as suítes L'arlesiennes, Roma e a ouverture Patrie.
Sugestões para ouvir:
- Dança cigana e Prelúdio de Carmen.
- Farândola de L'Arlesienne.
- Dueto, de Os pescadores de pérolas.

Robert Schumann
Compositor alemão (1810-1856). Enquanto estudava Direito, formava-se também em Música, à qual, desde 1830, passou a dedicar-se com exclusividade. Uma lesão num dedo privou-o da carreira de pianista. Casou-se com sua antiga discípula  Clara Wieck, uma das melhores pianistas do seu tempo, que muito influiu sobre seus trabalhos e contribuiu para a difusão das obras do marido. Em 1854, atacado pela doença mental que o levaria à morte, jogou-se no rio Reno, mas foi salvo e internado num asilo, onde dois anos depois terminou seus dias. É ele o principal representante do romantismo musical alemão. Como crítico, foi o primeiro a reconhecer os gênios musicais de Chopin, Berlioz, Brahms e outros.  Dedicou-se preferencialmente ao piano. A edição total de suas obras, publicadas sob a supervisão de Clara  Wieck, compreende 34 volumes. Obras principais: Papillons, Karneval, Kreisleriana, Novelleten.
Sugestão para ouvir:
Träumerei (devaneio) - cenas de infância - uma das 15 peças para solo de piano.
*********************************
Pesquisa: Grande Dicionário Enciclopédico Português de 1945.
Gravuras: Wikipedia.
*******************

Um comentário: