Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 3 de dezembro de 2011

Minibiografias.

Arquimedes de Siracusa (pintura de Domnenico Fetti (1620)
Sábio grego (287-212 AC). Deve-se a ele grande número de pequenas e grandes invenções, descobertas e leis no campo da Física, da Mecânica, da Geometria, da Ótica, da Astronomia, entre as quais o princípio que leva o seu nome e que assim afirma:  Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gasoso), em equilíbrio, sofre um impulso vertical dirigido de baixo para cima igual ao peso do fluido deslocado. Durante três anos defendeu sua cidade natal contra o sítio dos romanos, sendo vencido e morto.
********************

Eurípedes
Um dos três grandes representantes da tragédia grega, ao lado de Ésquilo e Sófocles. Nasceu em Salamina em 480 AC, vindo a falecer na Macedônia no ano de 406 AC. Era de família humilde e teve uma vida cheia de contrariedades domésticas. Em sua velhice retirou-se de Atenas, sendo acolhido por Arquelau, rei da Macedônia. Discute-se o número de peças que teria escrito, variando de 75 a 92.  Só dez chegaram até nós: Medéia, Hipólito coroado,  Helena, Orestes, Ifigênia em Áulida, As bacantes, Andrômaca, Electra, Os Heráclides, Héracles furioso.
 
Fídias exibindo o friso do Partenon, templo na acrópole grega, em Atenas. Uma representação artística do escultor grego Fídias em obra (1868) do pintor neerlandês Lawrence Tadema (1834-1912).
Célebre escultor grego nascido em Atenas no princípio do século V AC e morto em Olímpia pelo ano de 431 AC.  Era filho do escultor Cármides, tendo, ao que parece, se iniciado na pintura. Aprendeu escultura com  Hégias e Agelóidas de Argos.  Foi amigo e protegido de Péricles.  Tornou-se célebre por várias obras de escultura como a Atena Prómacos da Acrópole, que media 7,50 m, a Atena Pólias e a Atena do Partenon, com 12 metros, em cujas vestes foram aproveitadas 4 toneladas de ouro. Após o processo, retirou-se de Atenas, indo, ao que parece, esculpir o famoso Zeus de Olímpia, de proporções maiores que a anterior. A mais importante de suas criações foi a Atena Prómacos da Acrópole, trabalhada em bronze. O primor de suas criações, nas quais sobressai o vigor dos movimentos, e a delicadeza das atitudes,  não foi jamais ultrapassado.
Busto de Píndaro na galeria nacional de Oslo.
Poeta grego da época jônio-dórica, nascido em Tebas no ano 518 AC.  Ouviu as lições de Mirto e Corina, na Beócia e em Atenas, onde completou a sua formação literária. Foi considerado como clássico logo após a sua morte. Teve um estilo brilhante, imaginoso e vivo, sendo considerado por Quintiliano como o mais notável lírico da Grécia.
Sêneca
 (Lucius Anacus Seneca). Escritor, político e filósofo romano (4 AC - 65 DC), natural de Córdova, filho de Sêneca, o retórico.  Recebeu em Roma uma aprimorada educação e, após uma viagem ao Egito, encetou a carreira forense. Esteve exilado oito anos na Córsega, por ordem de Cláudio, suspeito de cumplicidade na Conspiração dos Pisões. Foi condenado por Nero a rasgar as próprias vestes. Deixou grande número de obras, principalmente de caráter filosófico, sobressaindo entre elas:  Ad marcium de consolatione, De ira,  De constantia sapientis, De clementia, De vita beata, De  providentia, Epistulas morales ad Lucilius e naturales quaestiones.
Sófocles
Um dos grandes representantes da tragédia grega.  (495-405 AC) Recebeu de seu pai, Sófilo, esmerada educação. Aos 37 anos venceu Ésquilo em concurso de tragédias.  Foi colega de Péricles e amigo de Heródoto. Escreveu cerca de 120 tragédias e dramas satíricos, dos quais só sete chegaram até nós: Antígona, Electra, Ajax, Édipo rei, Filoctetes, Édipo em Colona e Traquinianas.
(gravuras da Wikipedia - Pesquisa no Dicionário Enciclopédico Português de 1930).
*********************************
PS: Um leitor anônimo me pede para falar da péssima campanha do Avai e do problema de ingressos para o clássico. Nada feito. Somente falo de futebol em tese. Papo de torcedor fica bem num bar com bastante bebida alcoólica.
**********************************
Estamos chegando Sílvia e eu do jantar dançante de aniversário do clube dos oficiais da PMSC. Jantar delicioso, conjunto do Paraná de excelente qualidade. A nota dissonante foi o não cumprimento por parte de alguns do que constava do convite: traje: passeio completo. Os coronéis, abobados, estavam de terno e gravata. Uma gurizada nova, escandalosa, não sei se tenentes ou cadetes. de calças jeans, camisa de manga curta fora das calças e um deles de tênis. Sem falar no escarcéu que provocavam na pista com algumas moçoilas. Um deles praticou o "ficar" com a maior cara de estátua. Ela nem aí. Ou o Clube faz respeitar o traje, ou, para o ano vindouro, marque traje esporte. Talvez alguns venham de sandália de dedo. Está como o diabo gosta.
***************************. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário