Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os Hebreus.

Abraão e sua mulher Sara vieram para Canaã a mando do Senhor, que lhes prometeu descendência mais numerosa que as estrelas do céu. Os hebreus, ali estabelecidos, trataram de fazer a sua agricultura e pastorear os seus rebanhos.
***************
Quatro mil anos atrás, vários povos viviam às margens do mar Mediterrâneo, na Ásia Menor e na costa norte da África. Havia dois grandes reinos: Caldéia e Egito. Entre estes dois vastos reinos situavam-se pequenas regiões com povos dispersos, como Síria e Canaã (chamada também Palestina). Diversas tribos viviam da cultura agrícola e de seus rebanhos, entre os quais os hebreus, que provinham do patriarca Abraão. Ele e sua família eram oriundos de Ur, na Caldéia, tendo chegado a Canaã no décimo nono século antes de Cristo.
***************
Israelense é o nativo do país Israel. Israelita é o que professa a crença no Judaísmo. Uma pessoa pode não ser israelense, mas se converter num israelita.
***************
CRONOLOGIA
As pirâmides foram construídas a partir de 2.700 AC, na terceira dinastia dos faraós.
2100 AC - Os hititas começam a construir um império na Anatólia (atual Turquia).
2000 AC - Jericó, a cidade mais antiga do mundo, já existia há muito tempo.
1950 AC - Os minóicos erguem cidades e palácios em Creta.
1850 AC - Abraão emigrou da Caldéia (Ur) para Canaã, na época do rei caldeu Hamurabi. Antes do patriarca Abraão é impossível fixar datas seguras para os acontecimentos mencionados nas Escrituras. (Adão, Eva, Caim, Abel, Noé e o dilúvio, a torre de Babel).
1800 a 1700 AC - História de Isaac (filho de Abraão), Jacó (filho de Isaac) e José e seus irmãos (os doze filhos de Jacó), que constituíram as doze tribos de Israel, com exceção de Levi, que foi destinado por Deus para o culto e administração do templo. Dele descendem os levitas. Foi substituído por Manassés.
***************
José encontra o pai Jacó, de quem fora separado pelos irmãos, que o venderam a mercadores. José tornou-se dignitário no Egito e mandou buscar o pai Jacó que, apesar de bem idoso, com a alegria de rever o filho que julgava morto, viveu ainda mais doze anos.
***************
1400 AC - Os israelitas são feitos escravos no Egito.
1250 AC - Moisés liberta seu povo do jugo egípcio. Eles errariam por quarenta anos no deserto até encontrar Canaã, a terra prometida.
Moisés recebe do Deus de Israel as tábuas da lei no monte Sinai.***************
O profeta Samuel: + ou - 1000 AC.
Saul - sagrado rei de Israel por volta do ano 1000 AC.
Davi - substituiu o rei Saul por volta de 980 AC. 
O profeta Samuel unge Davi, um jovem pastor, como futuro rei de Israel. Deus não permitiu que os filhos de Saul o sucedessem, em razão de seu comportamento desregrado. Jesus Cristo , mil anos depois, veio da descendência de Davi.
**************
Salomão sucedeu a Davi, que também errou perante o Senhor e foi punido. Salomão deu a Israel um tempo de glória. Construiu o templo de Jerusalém por volta de 950 AC.
O templo no reinado de Salomão,***************
930 AC - Jeroboão I é o primeiro rei de Israel dividido. As tribos se separam e o outro reino foi o de Judá.
Profeta Isaías - 740 AC.
Profeta Miquéias - 722 AC.
720 AC - Os assírios sitiam Jerusalém.
Os profetas Jeremias, Sofonias, Naum, Habacuc: mais ou menos 650 AC.
Nabucodonosor, rei da Babilônia, toma Israel por volta de 600 AC e expulsa os judeus. Estes retornam a 538 AC.
Os judeus no exílio da Babilônia.***************
500 AC - Os profetas Ageu, Zacarias, Abdias.
Os profetas Malaquias e Neemias - por volta de 450 AC.
Em 330 AC Alexandre Magno, rei da Macedônia, toma toda a Palestina.
Entre 175 e 163 AC, os israelitas são subjugados por Antíoco Epifanes, rei da Síria. É a época da guerra de libertação dos irmãos Macabeus.
Em 63 o general Pompeu invade a Palestina, que passa a ser uma província romana.
***************
Jesus Cristo nasceu por volta do ano 5 antes da nossa era, sendo César Augusto o imperador romano. E morre na cruz provavelmente no ano 30, sendo imperador Tibério.
***************
São Pedro e São Paulo são mortos em torno de 60-70 DC. O primeiro crucificado de cabeça para baixo (pediu para morrer assim, pois não se julgava digno de morrer como seu Mestre) e o segundo decapitado (foi poupado da crucificação, morte vergonhosa para a época, por ser cidadão romano).
***************
Jerusalém é totalmente destruída mais o seu templo (Não restará pedra sobre pedra!) no ano 70 da nossa era, terminando assim a história do povo hebreu, que se dispersa pelo mundo.
***************
Voltariam eles na metade do século XX (1948) para formar o novo Estado de Israel, sob a coordenação da ONU.
********************************
Cara Denise Koerich: seus comentários continuam muito relevantes. Penso aré que você já poderia pensar em ter seu próprio blog. Escreva sobre o que quer, do que gosta, do que sente, ou de alguma disciplina que lhe seja cara.
****************************

Um comentário:

  1. Olá, Professor Roberto!
    Eu sempre gostei de escrever. Desde os quatro anos de idade. Sei que era estranho para a época. Mas meu avô materno, que morava no mesmo terreno escrevia poesias, do lado paterno eles conversavam em alemão e são as pessoas mais engraçadas que conheço. Então, acho que herdei um pouco o gosto de escrever mesclado a ironia. Na faculdade os professores olhavam para mim ao entregar as provas e perguntavam: "foi você quem escreveu isso?" A verdade que eu não estava nem aí. Apenas escrevia. E hoje passo isso para meu alunos. E eles escrevem cada coisa... Eu sinto muito, mas estamos perdendo muitos talentos nas Escolas.
    Mas hoje eu estou me debatendo com um pensamento de Santo Agostinho. Gostaria que o senhor pensasse a respeito e se possível, colocasse algumas considerações: "Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persistisse em fitá-lo, cegaria. Assim sucede com os mistérios da religião: quem pretende compreendê-los deslumbra-se e quem se obstinasse em os perscrutar perderia totalmente a fé" (Sto. Agost).
    Como assim perder a fé?
    Um forte abraço!
    Denise.

    ResponderExcluir