Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sexta-feira, 22 de junho de 2012

CONTRA TODA ESPERANÇA XII.



Armando Valladares
UNIFORMES AZUIS.
O diretor do presídio queria nos obrigar a usar uniformes azuis, em troca de algumas benesses. Sempre usáramos cáquis. 
Mas os azuis eram os dos presos comuns, homicidas, ladrões, dos "reabilitados", ou seja, aqueles que concordavam com o regime e diziam amém a Castro.Nós éramos presos políticos e nos recusamos. Resolveram, então, nos deixar nus, até que nossa vontade quebrasse. Passávamos muito frio e muitos adoeceram. Num raro dia de visitas, tive que receber nu, morto de vergonha, minha mãe e Martha. Abracei minha mãe para evitar que Martha me olhasse. O guarda veio com o uniforme azul, que eu recusei indignado. Ele mandou as duas embora e eu fiquei só.
********************
A existência de prisioneiros políticos nus foi denunciada diante de governos e organizações  internacionais, mas ninguém se preocupou em se manifestar. A Anistia Internacional manteve-se em silêncio. Seu diretor era, nessa época, Sam McBride, que recebeu o Prêmio Lenin da Paz, concedido, como se sabe, pelo Soviet Supremo da URSS aos que defendessem os seus interesses, sua política exterior e suas concepções ideológicas. Este mesmo Sam McBride dez anos depois, em julho de 1978, presidia uma conferência sobre Direitos Humanos realizada na Venezuela, para denunciar violações que estavam ocorrendo na América Latina. Muito gentil, cumprimentou minha esposa, sem saber quem era ela. Quando Martha começou seu discurso e o senhor McBride escutou-a dizer que em Cuba os direitos humanos eram violados, perdeu toda a compostura, gritou, histérico, e proibiu-a de continuar falando. Martha tentou continuar a exposição, mas o senhor McBride começou a bater fortemente sobre a mesa, gritando ao microfone que os tradutores parassem de fazer a tradução simultânea. Com isso ele conseguiu, diante da consternação de todos, impedi-la de continuar falando. No dia seguinte, na primeira página do jornal venezuelano Últimas Notícias havia esta manchete ocupando todo o espaço do jornal: "VIOLAM-SE OS DIREITOS HUMANOS EM CONFERÊNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS". Os demais órgãos de imprensa também comentaram o incidente, com duras críticas.
O Senhor McBride não queria ouvir nada sobre a violação dos direitos humanos em Cuba. O que teria pensado o Soviet Supremo se ele tivesse permitido? Talvez lhe retirassem a medalha Lenin da Paz.  
****************
Os comunistas são risíveis. Instituir uma tal medalha dando a ela o nome de um louco furibundo é, no mínimo, ridículo.
*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário