Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 20 de julho de 2013

SANTA CATARINA.



Hoje, comemorando a postagem (não gosto desse nome) de 1000 artigos neste blog, vou brindar meus diletos leitores com informações sobre o meu estado, a minha Bela e Santa Catarina. Acima a ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, a capital dos catarinenses. Está desativada e há muitos anos ninguém passa por ela, muito menos carros. Estão querendo ativá-la. Vamos ver, não acredito muito. Além dela temos mais duas pontes. Uma de entrada (Pedro Ivo Campos) e outra de saída (Colombo Sales); ambos ex-governadores. Florianópolis é um município que se situa numa ilha, a chamada ilha de Santa Catarina. Tem mais um pedaço de terra no continente e faz divisa com o município de São José da Terra Firme.

Meu estado tem muitos contrastes históricos, culturais e étnicos, como poderão ver. Aqui existe um pedacinho de cada parte do globo. Acima a região da serra, mais precisamente uma paisagem com neve no município de São Joaquim, o mais frio do Brasil.


Apreciem o Grupo de Danças Folclóricas Fritz Muller de Blumenau. Não preciso dizer que é alemão. Quero muito bem à bela Blu. Lá moram minha filha, meu genro e dois netos. O mais novo, Augusto, de dois anos, é cidadão blumenauense. 


Um outro belo município é Balneário Camboriú, entre Blumenau e Floripa. Belas praias. Na foto o bondinho da praia de Laranjeiras.


Lagoa da Conceição, na nossa ilha de Santa Catarina. Praias, dunas e muita beleza.


Pórtico da cidade de Joinville, a maior do estado. Floripa é a segunda em número de habitantes. Uma bela porta de entrada da Manchester catarinense.



Praia do Rosa, em Imbituba, município cem quilômetros ao sul de Floripa.


Baleia franca entre Garopaba e Imbituba. Garopaba tem praias magníficas.


Guarda do Embaú, no município de Palhoça, que fica logo depois de São José da Terra Firme. Os surfistas aqui se regalam. 


Pedra da Águia, vista do vale do Rio Canoas, em Urubici, no começo da serra catarinense. Um município muito frio, como São Joaquim.


Esta magnífica casa é o consulado da Áustria no município de Treze Tílias, situado no oeste do estado. Vejam que beleza.


Parque Vila Germânica, em Blumenau. Aqui ocorre a famosa Oktoberfest (festa de outubro). Duas semanas de carnaval alemão, com bandinhas e muito shop. As belas casas têm estilo enxaimel. As edificações públicas e de comércio em Blumenau precisam ser assim.


Cachoeira do rio Bonito, no município de Porto União, no norte do estado, divisa com o Paraná. 

VAMOS AGORA CONHECER POR REGIÃO:

GRANDE FLORIANÓPOLIS


Eis aí a minha terra natal, minha bela ilha de Santa Catarina. Sou manezinho da ilha, com muito orgulho, descendente de açorianos. Terra do nosso Guga Kuerten (Nosso maior tenista é descendente de alemães).


Avenida Beira-mar Norte, em Floripa, na ilha. Nesta grande avenida o pessoal abonado aproveita para caminhar. Mas todo mundo tem acesso, é claro.


Aqui os portugueses se defendiam das invasões, de espanhóis e ingleses principalmente. Fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim, município de Governador Celso Ramos. Está ainda dentro da baía norte, que separa a ilha de Santa Catarina do continente. No local morreram fuzilados cerca de cem catarinenses monarquistas, quando a república foi proclamada em 1889. Por isso não morremos de amores pelo nome Floriano Peixoto, origem do nome da nossa capital, que se chamava antes Nossa Senhora do Desterro. Como o nome seria muito grande, o local era simplesmente chamado Desterro. Talvez seja por isso que o nome Florianópolis continua. Alguns gostariam que o nome Floripa fosse oficializado.


COSTA VERDE E MAR:


Vista da estação Barra Sul, de onde partem os bondinhos do parque Unipraias, entre o rio Camboriú e a Praia Central, no município de Balneário Camboriú, muito frequentado pelos hermanos da Argentina e Uruguai.



Ilha de Porto Belo, em Porto Belo, município com praias magníficas entre Floripa e Balneário Camboriú. Vejam como a água é verde e cristalina.


Montanha russa do Parque Beto Carrero World, no município de Penha, ao lado de Itajaí.


Um transatlântico chega em Porto Belo.


VALE EUROPEU


Desfile de abertura da Oktoberfest em Blumenau.


Rafting no rio Itajaí-açu, entre Apiúna e Ibirama, municípios do médio vale do Itajaí, que ficam dentro do vale europeu. Este rio passa por Blumenau e já provocou por lá muitos estragos.
  


Município de Nova Trento, de colonização italiana. O santuário da Santa Madre Paulina.


Torre da bela catedral de São Paulo, na germânica Blumenau. Atrás o casarão em estilo enxaimel das lojas Havan. Mais atrás o rio Itajaí-açu, que atravessa a cidade.


CAMINHO DOS PRÍNCIPES



Centro Histórico de São Francisco do Sul, uma antiga cidade de colonização portuguesa, próxima de Joinville, no norte do estado. Floripa, Laguna e São Francisco são as cidades catarinenses mais antigas.



Moinho no Pórtico de Joinvlle, entrada norte. Joinville é o maior polo industrial do estado.


Em Joinville está uma sucursal do Balé russo Bolshoi. Apresentação no teatro Bolshoi, do Festival de Dança de Joinville.



Município de Rio Negrinho, na serra norte catarinense. Passeio de Maria Fumaça.



ENCANTOS DO SUL E CAMINHOS DOS CANIONS



A baleia franca nada próxima da praia no litoral sul catarinense.




Praia do Rosa, em Imbituba. Águas azuis.


Trilha do rio do Boi, no interior do canion Itaimbezinho, no município sulino de Praia Grande.



Monumento e Museu Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos, na cidade de Laguna.


Cidade de Criciúma. Aqui a força motriz é o carvão. E seu time na série A, claro.


SERRA CATARINENSE


A neve é um dos principais atrativos da região. Paisagem de araucárias, cânions e campos, ideal para atividades de campo. Acima, cavalgada no campo da Coxilha Rica, em Lajes, no planalto catarinense.




Fogo de chão em hotel-fazenda de Lajes.


Pedra Furada em dia de neve, vista do morro da Igreja, em Urubici.


Estrada da Serra do Rio do Rastro, no município de Bom Jardim da Serra.


GRANDE OSTE E CAMINHOS DA FRONTEIRA.



Monumento ao Desbravador e Catedral Santo Antônio, no município de Chapecó. Nesta progressista e laboriosa terra o seu time de futebol, a Associação Atlética Chapecoense, é o líder da Série B. Espero que o meu Avai melhore.



Oktoberfest de Itapiranga, um belo município de origem alemã que faz fronteira com a Argentina e o Rio Grande do Sul.


Quedas do rio Chapecó, em Abelardo Luz.


Memorial da Fronteira, em Dionísio Cerqueira, município que faz fronteira com a Argentina e o Paraná.


VALE DO CONTESTADO

Esta região do meio oeste catarinense foi castigada pela guerra do Contestado (1912-1916). Depois do conflito, acolheu imigrantes italianos, austríacos e japoneses.


Castelinho, arquitetura de inspiração normanda, no município de Fraiburgo.


Grupo folclórico Lindental, de Treze Tílias, cidade de descendência austríaca, o Tirol brasileiro.


Coreto do Museu do Vinho, no município de Videira.


Parque termal de Piratuba, cidade do meio oeste catarinense, de belos hotéis e águas termais.



Eis, caríssimos, o mapa da Santa e Bela Catarina.
************************
Este artigo foi composto com frases e fotos da revista "Santa Catarina - Brasil - Melhores Destinos", da Secretaria de Turismo do Governo do estado de Santa Catarina.
************************

Um comentário: