Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



terça-feira, 21 de abril de 2015

ROBERTO CAMPOS



Roberto Campos, um grande ícone do pensamento liberal, nasceu em Cuiabá em 1917 e faleceu no Rio de Janeiro em 2001. Economista, diplomata e político, foi ministro do Planejamento do presidente Castelo Branco, embaixador do Brasil em Londres e Whashington, senador e deputado federal. Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras.


Seminarista de Filosofia e Teologia em Guaxupé, MG, deixou a batina na véspera de se ordenar sacerdote da Igreja Católica.


Auxiliou na criação do Banco Central, do FGTS, Banco Mundial e FMI.


Escreveu muitos livros, sendo o mais importante o autobiográfico Lanterna na Popa, em que expõe suas ideias de forma muito clara.


Combateu o monopólio da Petrobrás, a quem chamava de Petrossauro. A esquerda o denominava Bob Fields, tentando ofendê-lo por sua admiração pelos Estados Unidos. Mas, ao contrário, orgulhava-se do apelido.


No final da vida, satisfeito com a derrocada do comunismo, que sempre combateu, exclamou em entrevista: O mundo ficou mais parecido com minhas ideias.
No entanto, sua morte fez com que não presenciasse a ascensão do comunismo na América Latin de Chavez, Lula e Fidel..


Algumas frases lapidares:
- Petróleo é um hidrocarboneto e não ideologia. (Esta crítica serviu tanto para os militares nacionalistas do "Petróleo é nosso", como também para a esquerda estatista).
- O dirigismo estatal é como gonorreia. Infecciona!
- Fui um bom profeta. Marx previu o colapso do capitalismo. Eu previ o fracasso do socialismo.
- Eu acreditava muito nos mecanismos governamentais. Mas eles têm células cancerígenas que crescem incontrolavelmente. Há algo de doentio na máquina estatal.
- Todo conselho é bom, desde que a gente não seja obrigado a aceitá-lo.
- O doce exercício de xingar os americanos não nos exime de pesquisar as causas de nosso subdesenvolvimento, mas permite a qualquer imbecil arrancar aplausos em comícios.
- A vantagem do capitalismo é que, por ter exemplos de sucesso, admite fracassos e tem mecanismos de correção. Para os socialistas, ao invés, o fracasso é apenas um sucesso mal explicado.
-Os comunistas brasileiros têm razão ao dizer que não é verdade que comam criancinhas. No socialismo real, a preferência histórica é por matar adultos.
-Os socialistas, que falam tanto das massas, não foram os criadores nem do consumo de massa nem da cultura de massa. Essas massificações equalizantes foram produzidas pela cultura individualista americana.
- Minha vida em Brasília como parlamentar ensinou-me que lá cada indivíduo é um crachá falante, classificado de acordo com sua categoria funcional.
Também não me iludi com o totalitarismo de esquerda por um motivo simples. Deus não é socialista. Criou os homens profundamente desiguais. Tudo o que se pode fazer é administrar humanamente esta desigualdade, buscando igualar as oportunidades.
- Estatização no Brasil é como mamilo de homem. Não é útil nem ornamental.
- No socialismo, as intenções são melhores que os resultados. No capitalismo, os resultados são melhores que as intenções.


QUEM NÃO É SOCIALISTA AOS VINTE ANOS NÃO TEM CORAÇÃO. QUEM CONTINUA SOCIALISTA AOS QUARENTA NÃO TEM IMAGINAÇÃO.

***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário