Roberto Rodrigues de Menezes.

Roberto Rodrigues de Menezes



sábado, 20 de agosto de 2016

PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Lisboa. Torre de Belém, à beira do rio Tejo. Daqui saíam os navegadores portugueses para conquistar novas terras.
***************




Países e regiões de língua portuguesa:

PORTUGAL - a terra-mãe, teve sua independência no ano de 1143, quando dom Afonso Henriques levou os limites de seu condado até as margens do Tejo, toma Lisboa e rompe os laços que o prendem aos reis da Espanha. Falaremos disso mais tarde com maiores detalhes. Pode-se afirmar que nosso idioma descende do galego-espanhol. O arquipélago dos Açores, no oceano Atlântico, pertence aos lusitanos.
BRASIL - Colônia portuguesa, teve na formação da sua nacionalidade a uniformização de sua língua, bela, musical e derivada do latim.
GUINÉ-BISSAU - Colônia de Portugal, hoje um país da costa ocidental (Noroeste) da África. Sua capital é Bissau e tem cerca de 1.500.000 habitantes.
ANGOLA - Colônia de Portugal, hoje um país da costa ocidental (sudoeste) da África. Sua capital é Luanda e tem cerca de 1.600.000 habitantes
MOÇAMBIQUE - Colônia de Portugal, hoje um país da costa oriental (sudeste) da África. Sua capital é Maputo e possui cerca de 20 milhões de habitantes.
CABO VERDE - Ex-colônia de Portugal, hoje um país. É nada mais que um arquipélado de dez ilhas no oceano Atlântico, a oeste da África. Sua capital é a ilha de Praia. Tem cerca de 500.000 habitantes.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - País insular, ex-colônia portuguesa, com duas ilhas maiores que lhe dão o nome e várias ilhotas. Fica na parte ocidental da África e é banhado pelo oceano Atlântico. Sua capital é a ilha de São Tomé.
TIMOR LESTE - Situado na parte oriental da ilha de Timor, na Ásia e dentro do arquipélago da Indonésia. Independente deste país desde 1999. Possui cerca de 1.200.000 habitantes. Capital: Dili.

Podemos ainda citar duas regiões que foram de domínio português por cerca de quatrocentos anos e onde a tendência da língua portuguesa é se extinguir.
MACAU - Uma península considerada região administrativa especial da China desde 1999. Teve situação parecida com Hong-Kong, de domínio britânico até o mesmo ano. Colonizada pelos aventureiros portugueses ultramarinos, é banhada pelo oceano Índico e possui cerca de 600.000 habitantes.
GOA - Os portugueses apossaram-se da região de Goa, nas Índias, em 1510. Foi exílio para os que não contavam com a boa vontade dos reis portugueses, como Camões. Situa-se na costa do mar da Arábia. Sua língua oficial hoje é um dialeto chamado concani. Foi anexada à Índia em 1961. Como Macau, é questão de tempo a língua portuguesa deixar de ser falada na região.
**********

Nenhum comentário:

Postar um comentário